Fernando Martins Zaupa. Promotor de Justiça no Estado de Mato Grosso do Sul.Especialista em Direito Constitucional .

sábado, dezembro 31, 2011

Vale pensar nisso em 2012, ano de eleições...

Pena: em alguns meses virar 'Pereirão'


Saiu na Revista Veja, do mês passado, matéria sobre a personagem vivida pela atriz Lilian Cabral na novela das oito da TV Globo, personagem essa conhecida como “Pereirão”.
O tal Pereirão é aquela figura que, em uma residência, faz o chamado serviço geral, consertando portas, encanamento, telhado,  guarda-roupas, jardim, etc
É o famoso ‘faz de tudo’ .
Eis uma personagem que, na vida real, não obstante a grande procura e sonho de muitos donos/donas de casa, encontra-se praticamente em extinção!
Assim, considerando bem a questão,  sabendo-se que há essa enorme demanda, por que os governantes e tais  ‘representantes do povo’ (deputados e senadores), em meio a norma já existente da Lei de Execuções Penais, que prevê trabalhos aos encarcerados, não possibilitam – com condições - que presos saiam das cadeias como ‘Pereirões’?
Quando estudei no SESI (Serviço Social da Indústria), lembro-me de entre as matérias regulares, haver aulas de marcenaria, hidráulica, mecânica, serigrafia, etc.
Longe estou de ser um ‘Pereirão’; contudo, tranquilamente sei instalar um chuveiro, arrumar uma torneira, fixar uma prateleira, trocar uma bóia de caixa-d`água, fazer uma extensão de luz, etc.
Por que não incrementarem, ante a ociosidade reinante no sistema carcerário, tais cursos, de baixíssimos gastos financeiros para realização, mas de enorme aproveitamento não apenas aos presos, como para toda a sociedade?
Vê-se gastos milionários com propagandas governamentais (em revistas, jornais, TV e até cinema), com cerimônias públicas de inaugurações de obras, etc, por que não investir em algo útil e necessário?
Pois é...  a idéia está lançada e a facilidade de implementação dos cursos é evidente...
Vale pensar nisso em 2012, ano de eleições...

Nenhum comentário:

Postar um comentário