O que é ser adulto?
Fim de feriadão e eis, em uma rotatória, um motorista a xingar o outro, aos brados e gestos obscenos.
Ainda que a certa distância, possível perceber algumas crianças no interior de ambos os veículos, a presenciar a disputa pelas palavras mais ofensivas.
Desagradável imagem gravada em mente e, após chegada de viagem e pausa para almoço, eis novamente um adulto, na fila do caixa do restaurante, ao lado de uma criança (filho?), mandar um “porr#, que merd#, ficou caro pra caral# a brincadeira, hein!?” e, ao sair, acende um cigarro e entra com o pequeno no carro...
Bom, eis dois ‘exemplos’ de ‘maus exemplos’ constatados em menos de 12 horas, em meio a tantos, diários e freqüentes, de adultos que não ligam para influência de seus gestos e condutas aos infantes.
Tendo atuado durante anos perante a área da Infância e da Juventude, quantas não foram as vezes em que pais, mães ou parentes simplesmente estavam juntos de seus pequenos quando flagrados na prática de atos infracionais ou, então, chegavam a defendê-los, a dizer que ‘é coisa de moleque mesmo’ e que ‘os filhos dos outros também fazem e ninguém faz nada’...
Eis os 'heróis' dessas crianças mostrando como agir...
Assim, ao invés de lançar digressão sobre tais ‘influências’, preferível postar um excelente vídeo, o qual muitas vezes apresentei em palestras, principalmente às destinadas a esses adultos.
O vídeo é uma produção da Ong Napcan e vale a pena uma pequena pausa - de um minuto e meio .
Pois é... em um país ainda imaturo em urbanidade, respeito e cidadania, o que é ser adulto?
Nenhum comentário:
Postar um comentário